quarta-feira, 16 de maio de 2012

Suas Cores

A cor predominante do Periquito Australiano é o verde.De acordo com sua evolução foram surgindo diversas cores inclusive os albinos e lutinos.

Verde: Predominante da natureza, dela que surgia todas as outras cores, com as mutações nos cruzamentos;

Verde - Escuro: São os que possuem a pigmentação mais escura da cor verde, podendo chegar no tom  oliva e verde - escuro 

Lilás: Surge de tonalidades diferentes vindo dos azuis.

Azul: São aqueles que possuem a ausência da cor amarela sendo assim origina -se tons azulados;

Cara Amarela: São a aves que possuem a face amarela, pode encontrar essa pigmentação nos verdes ou azuis por exemplo.

Cinza: Os periquitos com a pigmentação lilás podem gera filhotes com tonalidade cinzenta, eles  também são considerados azuis.

Canela: A ave tem ausência da cor escura,sendo assim ficando só uma tonalidade cor de canela.

Arlequim: São os malhados, que dá a impressão que estão perdendo a pigmentação, são as tonalidades mais bonitas que eu acho, particularmente.Encontra - se as cores: amarelo machado com verde,creme com azul,branco com azul celeste ou azul claro, roxo com branco, branco creme com azul e cinza. É ENORME a diversidade dos Arlequins, que podem ser recessivas ou dominantes.

Albino: São aqueles que possuem total ausência da melanina ( cor ) os olhos são vermelhos diferentemente das demais cores que são pretos, eles possuem patas rosadas, sendo totalmente branco.(portador do genes INO)

Lutino: É o mesmo caso do  albino a única diferença é que ele surgiu de periquitos verdes, ficando com uma tonalidade amarelada bem intensa,também possui olhos vermelhos e patas rosadas ( portador do genes INO)


Observe as fotos:

                    Uma fêmea verde normal e um macho albino.
     Fotografia: Nando Brandão (2012)


                 Uma fêmea lutina e uma albina
     Fotografia: Nando Brandão (2012)


           Macho Arlequim e Macho cinzento ( azul celeste)
     Fotografia: Nando Brandão (2012)


                                                  Arlequins 
     Fotografia: Nando Brandão (2012)


terça-feira, 15 de maio de 2012

Prevenções e Doenças

A falta de cuidado,como por exemplo a falta de higiene em suas gaiolas e viveiros com certeza irão provocar várias enfermidades nos seus periquitos.As fezes contém muitas bactérias e amônia.


*Sarna 

É doença fácil de se tratar,você vai perceber umas verrugas localizadas no bico, nos pés e no globo ocular e até mesmo indo para cloaca de sua ave.É uma enfermidade simples mas que gera enorme desconforto ( coceira) podendo chegar até haver sangramento nos casos mais avançados.

Tratamento: Com medicamento específico ( pomada) pegue o pássaro com uma das mãos e aplique diretamente nos locais afetados massageando levemente.Separe o periquito doente pois ele pode passar a sarna para todos que estão ao seu redor 


*Coccidiose 

Provocada através de alimentos e água contaminada pelas fezes,pode também ser transmitida através da saliva de outras aves doentes.
Sintomas: Muita sede continua e perca do interesse nos alimentos sólidos,cansaço,emagrecimento, fezes aquosas com cor escura e as vezes com resquícios de sangue.
Tratamento pode ser a base de sulfamicina!

Seja bem vindo(a)!

Este blog é dedicado à você, que assim como eu, é apaixonado por aves, especialmente por periquitos australianos.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cuidados com seus periquitos


Sua ave requer bastante  carinho e atenção como qualquer outro animal, então para você possuir qualquer bichinho de estimação, você precisa gostar bastante de animais, e ter muito afeto e paciência com eles.

*Mantenha a água diariamente limpa, lavando os bebedouros com sabão neutro.

*Assopre as palhas dos comedouros e limpe -os todos os dias. A proporção de comida oferecida a eles vai depender da quantidade de aves que se encontra  na criação, como é uma ave de pequeno porte então a quantidade de comida é pequena, a abundancia de alimento vai causar desperdício e sujar bastante o seu lar.

*Nunca crie só 1 periquito , pois ele vai ser sentir muito solitário, creio que você não gostaria de viver em um lugar que não existisse nenhum outro de sua espécie, para que você pudesse se socializar. Sem falar que eles precisam fisiologicamente se reproduzir , para terem um ciclo de vida completo e saudável.

*Coloque poleiros e alguns objetos , que encontramos em pets como por exemplo: espelhinho,escada etc. Os periquitos são aves extremamente ativas, estão sempre escalando, ficando de cabeça para baixo, e subindo em tudo. Jamais coloque o poleiros em cima do comedouro ou da água, pois eles acabam defecando dentro deles e obviamente  contaminando – os.


Sempre ofereça a suas aves tabletes de cálcio,osso de choco e blocos de iodo( encontrados nos pets) o cálcio é muito importante para o desenvolvimento e a saúde de sua ave.Veja abaixo um exemplo.
Filhote com carência de cálcio.

Sinais de uma ótima saúde:

  • Bico,unhas e pés sem escamação.
  • Penas lisas e brilhantes
  • Come e bebe durante o dia
  • Ativa,alerta e sociável
  • Emite sons
  • Narinas secas e olhos brilhantes

Quando algo não está bem:

  • Olhos inchados
  • Sonolência excessiva
  • Secreção ocular ou nasal 
  • Chiado na respiração,espirros e tosse
  • Descamação do bico e pés
  • Penas opacas e quebradiças
  • Perda de apetite e peso
  • Fezes com coloração atípica
  • Encolhido no fundo da gaiola

domingo, 13 de maio de 2012

Dúvidas e Curiosidades


Neste tópico vou esclarecer dúvidas e curiosidades que você possa ter ao iniciar sua criação e que sirvam até mesmo para quem já possui sua criação!!!


1º) Escolhi ter um casal de periquito australiano como animal de estimação, por onde começo?

Resposta:

Os passos básicos para obtenção de suas aves:

a) Primeiramente você precisa observar um local tranquilo, arejado, que não bata sol, mas também que não seja escuro em sua residência. Pode ser um telheiro, uma garagem, um aviário especializado.

b) É hora de encontrar uma gaiola que ofereça um espaço no qual dê pra eles baterem as asas (gaiolas pequenas demais prejudicam sua musculatura e ossos, podendo atrofiá-los). Dê preferencia para as gaiolas que tenham uma porta na parte de cima, que é o local de colocar o ninho!
Veja o exemplo:
Para um casal, uma gaiola criadeira com 90 cm de comprimento por 45 de altura e 30 de largura é suficiente.
c) Compre os acessórios principais obedecendo as suas necessidades:

- bebedouro;
- comedouro;
- puleiro;
- ninho;

Nos pet shops vocês encontrarão brinquedos, espelhos e outros acessórios, mas CUIDADO não encha a gaiola de objetos deixando-a sem espaço, sua ave pode ficar estressada e ter problemas.

d) Chegou a melhor parte, é hora de escolher o seu casal. Sempre que você for comprar um periquito a primeira coisa que você precisa observar é a íris. Aquele periquito que tiver o olho todo preto, é certeza ser um filhote, já o que possui um anel branco ao redor do olho é adulto, não tem erro! Observe também a cor do bico, pois geralmente o macho possui o nariz rosa ou azul e a fêmea marrom. A narina marrom significa que a fêmea é adulta e está apta para a procriação. A narina toda azul significa que o periquito é um macho sem dúvidas! A narina rosa com a íris branca ao redor da pupila significa que é um macho adulto. Fica rosa mesmo, dando impressão que é sempre filhote, então por isso que é bom prestar muita atenção nessas dicas na hora de escolher seus novos membros da família. Por meio da observação da íris apenas é possível dizer se o indivíduo é filhote ou adulto. Quando filhote a cor do bico não tem distinção, então fica difícil saber se é macho ou fêmea quando filhote! Mas é perfeitamente possível saber se é mesmo filhote ou não.

e) É o momento de juntar o casal e observa-los por meia hora pelo menos, logo após juntá-los, para ver se eles se dão bem ou não. Caso eles biquem um ao outro não tem problema, é normal, preocupante é se eles se atacarem ferozmente, daí é necessário separá-los. Com algumas semanas eles logo se unem. O ninho já pode ser oferecido caso seja um casal adulto. Com o passar de alguns meses, depois da união, quando eles começarem a se comportar como um casal, fazendo carinho um no outro e se beijando, vem o interesse da fêmea de explorar o ninho e o do macho de tentar conquistá-la até a cópula!

f) Logo virá a primeira cria. Eles se encarregam de todo trabalho, você não precisa fazer nada a não ser sempre está prestando atenção para não faltar comida e a água ficar sempre limpa. Geralmente quando o casal está com filhote(s) eles consomem bem mais comida que o normal, pois a alimentação dependerá de quantos filhotes eles estão alimentando.

g) É recomendável que toda semana observe-se o ninho, olhe se os filhotes estão rosados e de papo cheio, se estão engordando e crescendo a cada semana que se passa. E se estiver tudo nessas condições, tudo ok então.

h) Mais ou menos na 3ª semana quando os filhotes já estão começando a se empenar observe se os seus pés estão com uns bolos de fezes grudados ao redor. Caso esteja, retire-os, pois se não houver esse cuidado, as fezes podem prejudicar algum filhote deixando-o até com a patinha aleijada se for o caso.

i) Naturalmente eles começam a sair do ninho e a fêmea começa a rejeitá-los quando estiverem com o aspecto "todo empenado", pois a fêmea sabe que ele tem capacidade de se alimentar sozinho e ele começa a imitar os pais aprendendo a comer no comedouro (demora uma semana mais ou menos eles aprendendo). É NORMAL eles continuarem pedindo comida pros pais mesmo tendo condições de comer sozinhos, daí vai do temperamento dos pais se escolhem dá alguma comida ainda na boquinha ou alguma bicada certeira.

J) Geralmente tem fêmea que não para a procriação, é uma cria atrás da outra, filhotes se empenando e ela já pondo ovos de novo, não deixe que isso aconteça muitas vezes consecutivas, pois vai desgastar sua ave, e ela vai ficar estressada e fisiologicamente acabada. Então após algumas crias retire o ninho pra que os pais não fiquem procriando excessivamente e os deixe descansar, ou coloque-os em um viveiro maior para que eles possam voar. Em um viveiro que não possua ninho, é claro. Há casais que logo quando os filhotes já estão criados rejeitam mesmo começando uma nova postura e se você não ficar atento eles podem bicar os filhotes até matar mesmo, é o instinto, eles acham que os filhotes quase adultos podem oferecer risco a nova ninhada, ou atrapalhar o choco e o nascimento dos novos descendentes. Pais carinhosos que começam uma nova postura e aceitam filhotes da ninhada anterior ficar no ninho, entrar e sair do ninho, realmente vai prejudicar a proliferação da cria seguinte, pois os filhotes quase adultos não tem noção e saem pisando nos ovos, sujando-os de fezes ocasionando a morte do embrião, pois o ovo absorve as bactérias por sua fina casca porosa. Os filhotes só querem aconchego e ainda não tem experiência alguma, então se comportam como bebês, então o melhor a se fazer é separar mesmo eles dos pais quando eles estiverem totalmente empenados. E assim o ciclo  vai se repetindo.

2º) O Periquito Australiano pode falar?

Resposta: Sim, essas aves são bastante inteligentes, é bastante raro, mas um filhote (adestrado) que cresceu muito apegado ao seu criador e vive mais no meio dos humanos do que no seu próprio hábitat pode chegar a imitar outras aves, aprender gestos diversos e até mesmo aprender a falar algumas palavras!!!

3°) Uma fêmea botou seus ovos e o macho entrou no ninho e os quebrou, o que faço?

Resposta: Geralmente as fêmeas não deixam o seu parceiro entrar no ninho no período de choco, são em raras exceções que ela permite a entrada de seu parceiro. Pode ser porque o macho é esperto demais e vai lá quebrar os ovos para a fêmea logo sair do ninho e ele poder copular com ela novamente, ou até mesmo deficiência de cálcio, sendo assim eles quebram os ovos para adquirir a substância, tanto o macho quanto a própria fêmea mesmo se houver carência do mesmo. Outro fator é que o ovo pode não está fertilizado, então eles percebem isso e acabam eliminando aquele ovo que só vai fazer atrapalhar os demais ovos férteis !

4º) Comida humana pode ser oferecida a eles?

Resposta: Vai depender do alimento! Vou citar aqui algumas sugestões de alimentos extra, fáceis do nosso dia a dia que você pode oferecê-los.

- Pão (pode molhar um pouco com água).
- Bolacha de água e sal.
- Milho verde (seu alimento favorito) após 2 horas retire as sobras para não fermentar. 2 vezes por semana.
- Verduras frescas. Exemplo: Cenoura, Brócolis, Pimentão. Alface jamais, pois pode dá infecção, provocando desequilíbrio no seu intestino.
- Ovo cozido.
- Macarrão (uma vez perdida).

5°) Minha fêmea não sai da casinha...põe um ovo perdido e às vezes tira um filhote só o que fazer?

Resposta: Quando você adquire uma fêmea e ela mostra esse tal comportamento, tenha certeza que ela está extremamente estressada. Retire o ninho e deixe-a descansar por alguns meses. Ao adquirir sua ave é bom saber sua procedência, qual sua idade, quantas posturas já teve e etc. Assim você não vai ser mais uma pessoa que olha pra cara do outro e fala: Essa "NÃO" presta! Se ela for adulta procure conhecê-la, assim, você evitará futuras decepções! E cuidado com os vendedores, eles nem sempre vão ser sinceros!

6°) Se no viveiro, mesmo tendo algum ninho com ovos, posso botá-lo no sol?

Resposta: De maneira alguma, pois vai interferir no choco da ave, a temperatura pode subir demais ocasionando a morte do embrião, então deixe o viveiro ou gaiola em local calmo que não tenha muito vento, evite movimento. Atenção, o cuidado excessivo com os ovos em ficar abrindo a casinha direto pode provocar rejeição da mãe com seus ovos!

Bom gente acho que faz mais de uma hora que estou aqui escrevendo, então deixo essas breves dúvidas esclarecidas e sugestões para vocês. Espero que dê pra ajudar.


7º) Tenho uma fêmea há mais de 2 meses e ela não sai do ninho e não coloca ovos, o que fazer?

Resposta: Bom, mesmo sem a presença do macho a fêmea naturalmente tem capacidade de por ovo(não fecundado).Um dos fatores dela não está pondo ovos possa  ser que ela    esteja em uma idade avançada ou com problema de oveiro,o ovo preso na cloaca. Pelas minhas experiencias, dá uma massagem e passar azeite ao redor da cloaca pode fazer com que ela expulse o ovo, vai depende do organismo de cada animal também.Outra solução é retirar a fêmea do ninho e coloca - la  em uma colônia junta com outros periquitos, onde não tenha ninho, para ela não passar o resto da vida lá dentro e acabar morrendo lá mesmo,daí você coloca outra fêmea junto do macho ( da mesma idade) para ser sua nova parceira,isso se você quiser a reprodução,caso contrário basta tirar o ninho e deixar eles juntos.
8°) Como saber se a sua ave está doente?


Resposta: Você irá perceber uma diferença em seu comportamento, geralmente a ave que se encontra com alguma doença fica abatida, passando o dia triste, geralmente com o bico virado para as costas, e até mesmo pode chegar a perder o apetite, e sente  frio, se isolando em um canto longes dos demais. Se você no seu cotidiano perceber que seu periquito está muito triste durante o dia, observe - o com mais atenção, para você poder tomar alguma providência imediata,pois é incrível a velocidade que eles podem vir a falecer.Um Medico Veterinário saberá indicar a melhor droga para sua ave de acordo com o tipo de doença que ela se encontrar. Eu particularmente gosto muito de usar o Sulfamicina( pode ser usado diretamente no animal,leia a bula) que é um medicamento que combate algumas doenças sensíveis tais como:
*Coccidiose
*Cólera das aves
*Tifose Aviária
*Coriza Contagiosa

sábado, 12 de maio de 2012

Nutrição

Sementes:

Várias sementes podem ser oferecidas aos seus periquitos,uma mistura sempre balanceada, pois o excesso de alguma semente pode fazer mal ao seu periquito,nos pets já encontramos ela prontinha pra vender. Veja na foto abaixo, alguns exemplos de sementes que faz parte da alimentação dos periquitos no seu cotidiano:

     Fotografia: Nando Brandão (2012)


     Fotografia: Nando Brandão (2012)


  1. *Alpista   ( considerada uma erva daninha)
  2. *Aveia descascada ( pode causar adiposidade em grande quantidade ingerida)
  3. *Cartamo                                                            
  4. *Cânhamo
  5. *Girassol 
  6. *Linhaça
  7. *Milho alvo vermelho ( semente mais dura e chamativa por sua cor )
  8. *Milho alvo branco
  9. *Milho alvo amarelo
  10. *Niger (tem equilíbrio do cálcio e fósforo)
  11. *Painço Amarelo


Nando Brandão
     Fotografia: Nando Brandão (2012)



     Fotografia: Nando Brandão (2012)


Atenção:Antes de comprar a ração, olhe a validade, senão seu periquito poderá passar mal e morrer, se comida for velha.


 Vegetais:

Sempre oferecer folhagem de cor mais escura,elas possuem vitaminas e alguns minerais, como por exemplo:

* Espinafre (Vitamina A)
*Chicória (Vitamina C e outras)
*Almeirão ( B2 e Niacina)
*Coentro

E evitar as de cores clara,pois contém muita aguá e poucos nutrientes ex:Alface.

Nando Brandão
     Fotografia: Nando Brandão (2012)






Cruzamento correto


Após 6 meses de nascida, a fêmea já está preparada para sua primeira postura. O seu bico fica da cor marrom, o que indica que ela está pronta pra acasalar e construir seu ninho. Já o bico do macho fica azul ou rosa dependendo da linhagem da ave (já li sobre casos que a fêmea aos 3 meses ativou sua vida sexual, mas isso não é aconselhável pois ela é muito inexperiente podendo deixar os ovos esfriarem, ocasionando a morte do embrião. Ou então pode chegar até nascer algum filhote e ela não saber alimenta–ló, sendo assim o pequenino pode ter um fim trágico, que é morrer de fome (melhor oferecer o ninho a partir de 6 meses). Assim como nós humanos, as aves também precisam se dá bem com seu companheiro(a)... não é só pegar um macho e uma fêmea juntar os dois em uma gaiola e pronto... (se forem fazer dessa forma, a melhor coisa a se  fazer é ficarobservando–os para evitar surpresas                          
desagradáveis. É aconselhável deixar o casal separado, um indivíduo em cada gaiola (sendo uma de lado da outra) para eles irem se conhecendo sem terem contato físico imeditato. Achar que daqui há algumas semanas eles vão começar a se dar bem e ter filhotes, mesmo sendo um casal, há grandes chances tanto do macho não gostar da fêmea e bicá–la, quanto a fêmea não se agradar do parceiro (um dos motivos pode ser que ela ache que ele não é um macho ideal para seus futuros descendentes). Então é questão de sorte. Por experiência própria posso confessar que já juntei casais que no mesmo minuto começaram a acasalar sem nem se conhecerem... é uma surpresa claro, pois é bastante difícil isso acontecer. Como eu já quis juntar um macho bem exótico e foi um sacrifício ele se agradar de alguma fêmea. É só questão de observação e paciência que acaba tudo dando certo. Quando um casal não se gosta de jeito nenhum nos primeiros minutos você naturalmente percebe e acaba separando-os!

O Ninho




Desenho criado por: Nando Brandão (2012)

O ninho precisa ser  exatamente assim, é o ideal para o tamanho da ave, não coloque ninhos maiores como de calopsitas por exemplo,pois a ave não irá se reproduzir, pode acontecer um caso a parte deles reproduzirem ..mas é inapropriado.Ele é feito todo de madeira com a parte do teto removível, para observações ou algum cuidado necessário. Atenção ao comprar sua gaiola,observe se nela existe a abertura na parte superior pra encaixa - lo. Caso você for colocar ninhos em viveiros grandes,coloque - os sempre na mesma altura e com uma quantidade maior que o numero de fêmeas, assim evita -se as brigas,pois elas preferem os mais altos,poque tem uma visão mais ampla do espaço em que está  vivendo.Se o ovo cair do ninho e não quebrar, pode ser colocado de volta sim,só que eu não recomendo que isso seja feito,pois geralmente quando ele se encontra fora do ninho,é a fêmea que expulsa - o por algum motivo,ou porque ela percebe que o ovo não está fecundado,ou ela perdeu a esperança nele,achando que o embrião daquele ovo pode está morto.
Geralmente o macho explora o ninho antes da fêmea  para ver se é um lugar seguro, se algum ouro casal já se apropriou dele ou não, e logo em seguida quando ver que está sem dono se apropria do mesmo.Depois de verificar o ninho o macho chama a fêmea,avisando que o ninho está livre de qualquer ameaça e fica encorajando - a a explora -lo.

Fotografia: Nando Brandão (2012)


Fotografia: Nando Brandão (2012)





                                                                   Fotografia: Nando Brandão (2012)

O macho joga todo seu charme na sua parceira seduzindo-a até ela aceitar a cópula. O cruzamento ocorre em dias consecutivos podendo ser mais de 1 vez por dia.


Passado essa etapa, a cada dia que se passa a fêmea permanece mais tempo no ninho, pois ela está se preparando para por seus primeiros ovos e choca -los. 






Fotografia: Nando Brandão (2012)


 A postura da fêmea vai depender do seu próprio organismo, tanto ela pode pôr 1 ovo por dia ou até mesmo ter intervalos de dois dias para pôr o próximo ovo chegando a cerca de dez ovos! Naturalmente, possa ser que nem todos estejam galados. O comportamento da fêmea nesse período de postura é muito relativo, ela pode continuar sendo carinhosa com o macho, deixando-o participar do choco e da cria dos filhotes alimentado-os também, como pode logo após o período de cio ser agressiva e bater no seu companheiro até matá-lo. Eu tenho há 3 anos uma Fêmea Lutina (a Suzana, de corpo amarelo e olhos vermelhos) que já teve esse comportamento, e toda vez eu tinha que separar o macho e colocar em outra gaiola, daí logo após os filhotes estarem criados por ela eu colocava o macho de volta na gaiola e ela aceitava ele numa boa! Hoje em dia o comportamento dela mudou (inexplicavelmente), além de ser uma boa mãe é uma ótima esposa, parou de agredir seu parceiro!  Posto abaixo o link de um vídeo para vocês verem como é um cruzamento correto:


Obs: ( Cenas proibidas para menores de 18 anos!!! hehe )



Esse video
 foi criado por :Byanca Dieguez

Minha Criação



  1. Apresentação


Atualmente possuo  de 16 Periquitos Australiano sendo 8 fêmeas e 8 machos,já cheguei a ter cerca de mais ou menos umas 100(cem) aves,algumas que adquiri em pets, criadouros e até mesmo em feira livre, e muitas outras frutos de crias bem sucedidas.Comecei a criar desde os 6  anos de idade e desde então nunca parei.

Resolvi criar este blog para expor minhas experiências, as minhas aves, e trocar ideias com criadores que são apaixonados por essas aves assim como eu. Ao longo de todos esses anos, já adquiri várias aves de cores bem exóticas.Pude observar e estudar certas doenças e o comportamento desses animais.

Sempre tive alegria com as minhas aves, meu plantel sempre está crescendo,nunca regrediu.



     Fotografia: Nando Brandão (2012)


                                Hera bagunçando no meu quarto.
           Fotografia: Nando Brandão (2012)

Sexagem


Ave  filhote


                                      Fotografia: Nando Brandão (2012)


  O macho

    Fotografia: Nando Brandão (2012) 

                                                 A Fêmea

                           

Fotografia: Nando Brandão (2012)

Os meus periquitos




Os machos


Zeus
Fotografia: Nando Brandão (2012)


Fotografia: Nando Brandão (2012)


    Esse é o Zeus, um Arlequim Australiano Azul Celeste, o modelo da capa, companheiro da hera e filho da Arlequim recessiva azul ( Diana). Nessa foto ele ainda é filhote (mas já sei que é macho, pois o bico está começando a ficar azulado).






Apolo
Fotografia: Nando Brandão (2012)


Fotografia: Nando Brandão (2012)


Esse é o galã Apolo,um Periquito Australiano Arlequim Dominante (duplo fator), é um dos mais mansos da colônia  e bastante namorador,já coloquei uma fêmea reprodutora na gaiola dele onde ambos nunca tinham se visto, e eles imediatamente começaram a copular.


Thor
Fotografia: Nando Brandão (2012)



Fotografia: Nando Brandão (2012)


O Thor é um Periquito Australiano com genes INO ( Albino), total ausência de melanina.Todo branco com os olhos vermelhos e pele rosada. Um dos mais tranquilos da colônia.



Dionisio
Fotografia: Nando Brandão (2012)


Fotografia: Nando Brandão (2012)


Dionisio é um macho adulto  azul normal, sua cor é dominante sobre o albino. Ele é bastante assustado,carinhoso e cuidadoso com sua parceira



Kratus

Fotografia: Nando Brandão (2012)

Fotografia: Nando Brandão (2012)


O Kratus é um lindo Periquito Arlequim Dominante Australiano Cobalto de Face Amarela. Adora explorar tudo com o bico o tempo todo. Ele é bastante metrossexual.



Eros
Fotografia: Nando Brandão (2012)


Fotografia: Nando Brandão (2012)


O Eros, ainda filhote é um Periquito ADA Cobalto da Face Amarela ( o mais exótico que eu tenho). É BASTANTE difícil encontrar algum igual a ele.Bastante brincalhão e divertido,bico ainda rosado que etá começando a ficar azul.




Poseidon 
Fotografia: Nando Brandão (2012)



Fotografia: Nando Brandão (2012)

Poseidon é um Deus grego com personalidade forte,muito machista.É um periquito Arlequim Recessivo Australiano Azul Celeste.






Cronos




Dorge


As Fêmeas

Hera
Fotografia: Nando Brandão (2012)


Essa é a Hera, uma fêmea Amarela Comum, companheira do Zeus. ( penugem amarelo claro ainda por ser filhote, quando adulta as cores ficam mais vivas.)  com 
manchas pretas nas costas, e um pouco de verde na parte dorsal.

Diana
Fotografia: Nando Brandão (2012)



Fotografia: Nando Brandão (2012)

Essa é a Diana, uma Arlequina recessiva ( azul celeste),bastante meiga.Quando o assunto é ter filhos, o seu instinto maternal é 100% aguçado, ela é a mãe do Zeus e esposa do Apolo.





Héstia
Fotografia: Nando Brandão (2012)

Fotografia: Nando Brandão (2012)

Héstia é a parceira de Kratus, bastante namoradeira e graciosa. É uma cara amarela azul com pigmentos cinzas nas asas.





Atena
Fotografia: Nando Brandão (2012)



Fotografia: Nando Brandão (2012)


Minha charmosa Atena,é uma Arlequim Australiana com machas lilás claro em todo seu corpo.Ela é bastate curiosa e corajosa , chega perto da câmera e estica o pescoço quando vou fotografa - la, pra ver o que é.



Cliodna
Fotografia: Nando Brandão (2012)


Fotografia: Nando Brandão (2012)


Cliodna é o tipo de Periquito Australiano mais comum, verde claro.Ela é muito desconfiada.


Brigit

Fotografia: Nando Brandão (2012)


Fotografia: Nando Brandão (2012)


A Brigit é super mansa, é uma fêmea ALBINA.






Suzana
Fotografia: Nando Brandão (2012)




Fotografia: Nando Brandão (2012)



A suzana é uma Lutina ( ótima reprodutora),pela cara invocada já dá pra perceber,ela é a mais braba de todas.Se eu colocar algum outro periquito em sua gaiola ela não deixa nem subir no poleiro. Já teve vários filhos com o Apolo, a Hera é um deles! Ela cria filhotes de outra fêmea numa boa, caso coloque em seu ninho.






Sulis
Fotografia: Nando Brandão (2012)


Fotografia: Nando Brandão (2012)


A sulis é uma Arlequim Australiana Recessiva com pintas pretas bem distribuídas nas asas.Ela é filhote,bastante inquieta,adora pegar uma briguinha com os outros da colônia.




Adit




Kali






Casais

Hera e Zeus 
Fotografia: Nando Brandão (2012).